Apresentação | Biografia | Discografia | Discos | Links | Fatos e Fotos | Fã-Clube | Livro de visitas



João Pacífico ao Vivo!



No dia 06 de janeiro deste ano de 2003 li uma reportagem sobre João Pacífico que saiu no jornal "O Estado de São Paulo". Lá fiquei conhecendo a história de um jovem músico paulistano, Leandro Carvalho, que com seu pai Joacir Carvalho, eram amigos íntimos de João Pacífico.
Em 1998, Leandro teve a feliz idéia de fazer algumas gravações do grande compositor. Ao ouvir as gravações de seu último lançamento, "Leandro Carvalho e o Brasil de João Pacífico", fiquei maravilhado, tanto com o talento do músico e violonista como com a emoção de ouvir o próprio João declamando suas maravilhosas poesias.
É assim que quero partilhar com vocês alguns destes momentos, com pequenos trechos de três das faixas deste CD.

Biografia de Leandro Carvalho e descrição do disco.

Leandro Carvalho é um jovem violonista estudioso da cultura brasileira. Tem 26 anos, sete discos gravados, e trabalhos desenvolvidos sob incentivo e orientação de admiradores do quilate de Turíbio Santos e Ariano Suassuna.
Acaba de voltar da Europa, onde fez curso de dois anos de regência. Os dois primeiros discos de Leandro foram dedicados à música de João Pernambuco, autor, entre outras preciosidades, de Luar do Sertão (com Catulo da Paixão Cearense) e Sons de Carrilhões - João Pernambuco é uma das referências básicas do violão brasileiro. O terceiro CD acaba de sair. Chama-se "Leandro Carvalho e o Brasil de João Pacífico". Se os dois primeiros discos eram trabalhos de violonista refletiam, na face mais evidente, o olhar do violonista para um mestre do instrumento, este terceiro aprofunda o que estava subjacente nos outros: a paixão profunda por nossas expressões culturais mais autênticas, coisa que vai tomando ares de dedicação exclusiva.
Leandro tinha 16 anos quando Turíbio Santos, que o vira, um ano antes, solando à frente de uma orquestra, num concerto em homenagem a Eleazar de Carvalho, propôs-lhe o mergulho na obra de João Pernambuco. Com esse outro João, o Pacífico, a história veio de berço. O pai de Leandro era amigo do compositor, que lhe freqüentava a casa e era figura central das festas, cantando, contando histórias, declamando.
Em 1998, Leandro resolveu prestar homenagem ao amigo mais velho. Usando um gravador digital, registrou a voz de João Pacífico, declamando, cantando, com a idéia de fazer um disco. Mas João Pacífico morreu em dezembro daquele ano. De lá para cá, Leandro andou em busca de apoio financeiro para terminar o trabalho. O mais importante, já tinha: a voz do mestre.
"João declamava como ninguém", escreve Leandro, no texto do encarte do CD. "Para suas criações poéticas e musicais, o papel é um registro limitado. Saídas de sua boca, vindas de suas entranhas, as palavras vivem e assumem contornos melódicos singulares." E, "lapidadas criteriosamente pelo tempo", aquelas foram as últimas declamações do poeta.
O disco - É a letra de João Pacífico que está no disco-homenagem de Leandro Carvalho, interpretada por Sandra Pereira, uma das convidadas especiais do titular do CD, que divide os violões com Ítalo Peron e tem ainda a participação do bandolim de Prata e o acordeão de Leroy Almêndola. Outros participantes são Jair Rodrigues (que canta Cabocla Teresa), o grupo Trovadores Urbanos (Alpendre da Saudade, letra de Edmundo Souto),Tonico (da dupla Tonico e Tinoco, voz em Chico Mulato), o violeiro de dez cordas Claudinho.
João Pacífico inventou a história de declamar os versos da canção antes de cantá-las, coisa que muito cantor caipira (e muito cantor não-caipira) faz até hoje. Os recitativos do CD, acompanhados pelo violão de Leandro, trazem um brinde à parte: melodias de Levino Albano Conceição, um músico mato-grossense, considerado um dos fundadores do violão brasileiro (com João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros mestres) e de quem não se conheciam composições. As valsas de Levino estão, nesse disco, apresentadas pela primeira vez. Ou seja: Leandro Carvalho e o Brasil de João Pacífico vale por um tratado de cultura brasileira. Como todo trabalho independente, está à venda em poucas lojas, mas pode ser pedido diretamente ao autor, pelo e-mail leandrofrc@uol.com.br


Leandro Carvalho e o Brasil de João Pacífico (2003)
01. Prelúdio
02. Cabocla Tereza
03. Frango com Polenta
04. Fiozinho D´Água
05. Doce de Cidra
06. Chico Mulato
07. Tapera Caída
08. Mourão da Porteira
09. Cobra Venenosa
10. Doce de Coco
11. Cerca de Taquara
12. História de um Prego
13. Alpendre da Saudade


Para ouvir as músicas do João Pacífico você precisa ter o Real Player.

Caso não tenha, clique aqui.

Pesquise por "real player". O download é freeware (grátis).






Faixa 02 - Cabocla Tereza Clique aqui






Faixa 05 - Doce de Cidra Clique aqui






Faixa 12 - A História de um Prego Clique aqui